E de quem foi a culpa?

07/08/2012 07:17

Alex Mamed

Leitor atento aos últimos posts, José Carlos enviou uma mensagem para me alertar que eu esquecera de citar um dado importantíssimo.

É que o mandato do Luis Afonso foi marcado por tanta, mas tanta preocupação com a educação do município, que os dados do censo do IBGE de 1991 pipocaram durante o mandato do Amorim: eis que Pauini foi apresentado à nação como o município com o maior índice de analfabetismo entre os jovens.

Isso mesmo. O dado que surgiu na década dos anos de 1990, tendo nosso querido município despontado na liderança desse lamentável ranking, foi coletado no Censo de 1991 quando o Luís era Prefeito (em 1990, por contingências do governo Collor, não houve censo). Eis que os dados foram divulgados no meio do mandato do Amorim.

E aí, Deputado Adjuto Afonso. Vossa Excelência se indignou com aquela situação? Lembro ainda que o Adjuto foi deputado eleito em 1998, bem no auge da divulgação do índice de analfabetismo. E eu pergunto: do auge de sua indignação, qual projeto concreto do Deputado foi levado para Pauini? Resposta: nenhum!

No mandato do Amorim teve início ao Pro-Formação, que o Chico deu continuidade, o que permitiu que TODOS, eu repito TODOS os Professores da Zona Rural obtivessem o ensino médio, e posteiormente, concluíssem o curso Normal Superior, o que era exigência da LDB.

Portanto, Adjuto, o trabalho feito nos últimos 20 anos foi sim realizado. Hoje, os professores de Pauini orgulham-se de ter formação superior, alguns pela UFAM, outros pela UEA, e cujos resultados não podem ser creditados apenas a um ou a outro, até porque foi um trabalho de continuidade entre o Amorim, o Chico e a Maria.

Falta melhorar? Óbvio que falta. O que não se pode aceitar é uma nota infame do Deputado, demonstrando uma indignação que não passa de uma farsa, e cujo resultado dos últimos 20 anos mostram examente o oposto. Os dados estão aí. Se quiser contestar, o Pauini Hoje tá aberto.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!